Justificando o título do Blog

Penso que seja pertinente, antes de qualquer publicação, explicar o porquê do título do blog.  A palavra foi criada por mim na junção de duas outras: educação e griô ou griot.
        A intenção, aqui, é escrever sobre educação em geral e especialmente sobre educação em museus e temas relacionados, no entanto, a intenção, também, é escrever histórias.
        As histórias podem ter vínculo com a educação ou não. Considero o ato de contar histórias crucial, tanto como recurso educativo, como uma oportunidade de compartilhamento, o qual reforça a identidade cultural e diverte, simultaneamente.
        Os dois temas são de grande interesse para mim. Recentemente, fiz uma pesquisa de mestrado em educação em museus cujo resultado respondeu algumas perguntas, porém, suscitaram outras, que caressem de reflexões e mais leituras. Portanto, a educação é um campo vasto de discussão e eu gostaria de continuá-la aqui.
        Quanto à outra palavra, bem não sou uma contadora de história profissional, mas, se por um lado, desde muito pequena gostei de escrever as histórias que via no meu cotidiano; por outro, sou fascinada em ouvi-las. Sempre busquei conhecer as histórias da família e há pouco tempo soube que meu avô foi contador de histórias nas fazendas de minha cidade natal, em noites de lua cheia, em volta de fogueiras... Isto me lembrou os contadores de histórias das aldeias africanas, encarregados de passar as tradições do clã, aos mais jovens.

        Assim, minha intenção é apresentar textos que reflitam sobre educação, bem como, histórias sobre minha infância, vivida em um sítio no interior de Minas; sobre minha família e outras pessoas que fizeram parte desses momentos; além, é claro,de histórias que acontecem atualmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O AMIGO QUE PRECISAMOS

Refletindo Sobre o Jaleco Pesado

SÁBADO