Artigo publicado na Revista Com Censo

A pandemia e a formação integral: perspectivas para a Educação

  • Ana Maria Nogueira OliveiraInstituto Brasileiro de Museus

Resumo

O presente artigo apresenta algumas situações que foram explicitadas durante a pandemia e que têm relação com o processo educacional. Essas situações, algumas problemáticas, já existiam antes, porém não se dava a elas a relevância necessária, sempre foram negligenciadas, isto por diversas razões. Entretanto, com a pandemia, essas situações demandam soluções urgentes e necessárias para a continuidade do ensino. Além disso, apresenta, como exemplo para a análise da relação da educação com a realidade, o problema da disseminação de notícias falsas, o qual nos remete a dois problemas da educação: a dificuldade de interpretação e a não consciência do senso do dever. O texto explicita a necessidade de um novo foco para a educação: do conteúdo para a formação integral do educando. Para a discussão, o artigo considera os conceitos de leitura de mundo e imperativos hipotéticos e categóricos, de Freire (2005) e de Kant (2007), respectivamente.


Palavras-chave: EducaçãoPandemia. Formação integral. Pensamento crítico e moral.

Artigo completo em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/918

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